Estudo 12 – Quando a Fé é provada

Estudos para célula
Estudo 12

11407192_717042015072592_1243214640965045623_n

“Quando a Fé é provada”

Texto: 1Pe 1.7

INTRODUÇÃO: Quer saber o tamanho da sua fé? É do tamanho da prova que ela suporta. Deus prova a nossa fé, mas não se deleita com as provação de seus filhos, pois Ele é compassivo conosco em todas as nossas provas, não permitindo sermos provados além da nossa capacidade de suportar. Ele nos mostrará a saída: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” 1Co 10.13 NVI).

1. O PROPÓSITO DA PROVA: Um dos propósitos de Deus nas provações é consolidar em nós uma fé inabalável. A prova não vem para nos humilhar ou destruir, mas para nos fazer crescer, amadurecer e melhorar o padrão da nossa fé. Através dela, a vida cristã é enriquecida e fortalecida.
A Bíblia diz que “o Senhor prova o justo, mas a sua alma aborrece o ímpio e o que ama a injustiça.” (Sl 11.5). Por esta razão, nós, como cristãos, devemos saber e aceitar que Deus tem um propósito quando permite passarmos por provações. Nenhuma prova vem sobre nossa vida sem a permissão de Deus. Portanto, não permitemos que a prova nos roube a fé. Se a prova é autorizada por Deus, então Ele estará conosco na prova, e nos dará o escape.
A prova exercita a nossa fé, e nos faz entender o propósito e os planos de Deus, além de manter viva a nossa esperança quanto ao cumprimento das promessas do Senhor. A fé é provada nas circunstâncias. Quando estamos vivendo uma situação difícil, é necessário não permitir que o problema nos controle e venha roubar a nossa fé. Quando passamos pela prova e a superamos, nos tornamos mais maduros e fortalecidos no Senhor, como diz a Palavra: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passardes por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tg 1.1-4 NVI). É necessário compreendermos esta verdade, pois, pelo Seu amor, o Senhor prova e testa o Seu povo – “Pois tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata (Sl 66.10 NVI).
A nossa vida, mesmo como filhos de Deus, não é um “mar de rosas”, pois a fé não faz a vida fácil, mas suportável. Entretanto, precisamos entender que nem tudo que sofremos, significa que estamos sendo provados na nossa fé.

2. TESTEMUNHANDO A NOSSA FÉ: Quem é que nunca passou por tribulações e perseguições? Embora passemos por muitas tribulações em nossa vida, estes são os momentos que temos para colocarmos a nossa fé em ação, sabendo que ela moverá o coração de Deus a nosso favor. Aqueles que andam em fé, saberão enfrentar as adversidades advindas da prova, e ao mesmo tempo serem felizes. A fé, vivenciada nas dificuldades, fortalece a nossa confiança em Deus e nos reveste da Sua graça. “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus preparou aos que o amam” (Tg 1.12 NVI).

CONCLUSÃO
Não percamos a oportunidade de, em cada situação adversa, testemunhar a nossa fé. A prova é o teste de Deus para recebermos a coroa da vida, e o testemunho é o fruto da nossa fé. Amem!

Para entrar em contato com a igreja ligue:
(44)9825-3420 ou 99024591
iprpeabiru@iprpeabiru.com
www.iprpeabiru.com